Entre as falas, o presidente Edson Mallmann destacou a conscientização ambiental

Nesta quarta-feira, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, o presidente Edson Mallmann e os vereadores Alair Bourscheid e Leila Immich trouxeram importantes informações sobre as iniciativas realizadas no município, assim como desafios para os próximos anos.

Mallmann expressou sua satisfação em utilizar o espaço para trazer informações positivas e destacou o papel crucial do Departamento de Meio Ambiente. Ele ressaltou a importância das campanhas eletrônicas e de embalagens de agrotóxicos, enfatizando a necessidade de separação adequada desses resíduos devido aos diferentes destinos que requerem.

O Programa Melhores Amigos, focado na castração de fêmeas de felinos e caninos, foi destacado como uma medida para controlar a proliferação de animais no município. Mallmann também mencionou o Programa Consciência Ambiental, abordando questões como reuso de água, utilização de água da chuva, placas solares e vegetação nas propriedades.

O vereador chamou a atenção para a importância da educação ambiental em todas as faixas etárias, mencionando os desafios enfrentados nos licenciamentos, destacando a complexidade do sistema ligado ao IBAMA e ao Ministério do Meio Ambiente.

Mallmann também informou sobre o Projeto de Recuperação da Mata Ciliar do Arroio Saraquá, uma iniciativa do Ministério Público, e mencionou a existência de três planos, incluindo o Plano do Bem à Mata Atlântica, o Plano de Resíduos de Construção Civil e o Plano de Saneamento.

Em relação à coleta de lixo, o vereador apontou a implementação da coleta seletiva no município, mas ressaltou desafios, como a mistura de lixo nas lixeiras. Ele instou a população a conscientizar-se sobre a importância de separar corretamente os resíduos.

Ao encerrar, Mallmann trouxe números alarmantes sobre a reciclagem no município, evidenciando a necessidade de aumentar a conscientização ambiental. Ele lançou um desafio à comunidade para trabalhar em conjunto visando melhorias nesse cenário.

Investimento no interior

Avereadora Leila Immich compartilhou notícias animadoras sobre os avanços nas estradas do município. Ela informou que a instalação de canos e bueiros no acesso asfáltico de Sampainho está em fase final, representando a concretização de um sonho para toda a comunidade. Immich ressaltou a importância da infraestrutura para o bem-estar dos cidadãos e elogiou o papel fundamental desempenhado pelo Departamento de Obras.

A vereadora destacou as melhorias realizadas em diversas localidades nos últimos dias, incluindo a estrada geral do Canarinho. Foram realizados patrolamentos e roçadas em pontos estratégicos, como na Transamazônica, atendendo às necessidades identificadas pelo departamento. Immich também mencionou limpezas e melhorias em acessos de propriedades rurais, reforçando o compromisso com a comunidade do interior. Ela parabenizou a Administração e os servidores pelo trabalho dedicado em prol da população.

Já o vereador Alair Bourscheidt destacou um avanço importante para a saúde da comunidade. Ele informou que a Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Saúde, está transformando a antiga Escola Willibaldo Both, em Alto Arroio Alegre, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Rural. As obras já estão em andamento, representando uma melhoria crucial nos serviços de saúde para as comunidades rurais.

Bourscheidt explicou que a Câmara de Vereadores aprovou um projeto autorizando a destinação de R$ 199.715,62 para a reforma, provenientes do governo estadual por meio do Programa Rede Bem Cuidar RS. A UBS Rural contará com salas de espera, consultórios médicos e odontológicos, farmácia, sala de limpeza, entre outras instalações, melhorando 140 metros quadrados do prédio.

O vereador enfatizou que, atualmente, o atendimento nas áreas mais distantes é realizado por meio de grupos de educação em saúde e visitas domiciliares. Com a UBS Rural, as comunidades rurais terão acesso a mais serviços, como consultas médicas, vacinas e medicamentos, além de serviços sociais para auxiliar de diversas maneiras. Bourscheidt agradeceu a todos envolvidos no projeto e ressaltou o compromisso em tornar a vida dos cidadãos mais saudável, especialmente aqueles que residem em locais mais afastados. Ele concluiu agradecendo o apoio de todos para construir um futuro mais saudável para Santa Clara do Sul.

Data de publicação: 29/02/2024