Encontros ocorrem às quartas-feiras

Os vereadores Jonas Marques e Helena Herrmann utilizaram a tribuna durante a sessão da Câmara de Santa Clara do Sul nessa quarta-feira, dia 22, com temas relativos a investimentos, programas públicos. Também foi abordada a audiência pública realizada após a sessão da semana passada.
Jonas Marques destacou o Programa de Consciência Ambiental, que visa incentivar práticas sustentáveis entre a população, proporcionando descontos de até 15% no IPTU. Ele ressaltou a importância das práticas sustentáveis para o meio ambiente e destacou a oportunidade de economia para os cidadãos.
O vereador alertou sobre o prazo para cadastrar no programa e garantir os descontos em 2024, enfatizando que a inscrição se encerra no próximo dia 30 de novembro. Além disso, elogiou o governo municipal e o secretário Edson pelo programa, destacando que as práticas sugeridas poderiam resultar em descontos significativos, como R$150 em um IPTU de R$1.000.
Jonas também mencionou o desconto do bom pagador, acrescentando mais 10%, totalizando 25% de desconto. Ele incentivou ativamente os cidadãos a aderirem ao programa, economizando e promovendo práticas sustentáveis no município.

Os descontos oferecidos estão diretamente ligados a práticas sustentáveis:

1️⃣ Captação da água da chuva (3% de desconto);
2️⃣ Reuso da água da chuva (3% de desconto);
3️⃣ Sistema de aquecimento solar (3% de desconto);
4️⃣ Construção com material sustentável (3% de desconto);
5️⃣ Sistema de energia passiva (3% de desconto);
6️⃣ Recursos naturais, como resíduos orgânicos para compostagem (5% de desconto);
7️⃣ Separação de resíduos sólidos (5% de desconto);
8️⃣ Limpeza anual da fossa séptica (5% de desconto);
9️⃣ Preservação de vegetação do imóvel (5% de desconto);
🔟 Sistema de energia solar fotovoltaico (10% de desconto).

Já a vereadora Helena Herrmann expressou suas preocupações em relação aos recentes eventos climáticos na região, enfatizando a tristeza ao observar as dificuldades enfrentadas pelos municípios devido às condições adversas do clima. Helena compartilhou detalhes de uma vistoria nas escolas de Santa Clara, identificando necessidades de melhorias, como reformas em muros, pinturas, questões elétricas, contrapiso, acessibilidade e melhorias no escoamento de água.

Rua 9 de Fevereiro não terá alteração de nome

Helena agradeceu à comunidade pela participação na audiência sobre a possível mudança da Rua 9 de Fevereiro para Mário Piacini, destacando a importância desses momentos para que as pessoas se pronunciem sobre questões relevantes.
Helena também informou que, após avaliação dos votos e mensagens nas redes sociais, a proposta de renomear a Rua 9 de fevereiro foi reconsiderada. A rua permanecerá com o mesmo nome, evitando assim quaisquer inconvenientes para a comunidade, especialmente moradores que seriam prejudicados financeiramente com a alteração, o que também sensibilizou a família Piacini. A vereadora afirmou que uma nova proposta está sendo estudada para homenagear o Sr. Mário de maneira adequada.

Data de publicação: 22/11/2023