Audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores

Por ampla maioria, o público presente em audiência na noite desta terça-feira, 14, concordou com a mudança do nome da Rua 9 de Fevereiro para Mário Piacini, em homenagem ao empresário que contribui de forma ativa para o desenvolvimento e emancipação de Santa Clara do Sul. O encontro ocorreu na sede do Legislativo, por iniciativa da vereadora Helena Herrmann. O próximo passo é a elaboração de um projeto de lei para viabilizar a mudança, mas ainda não há data definida.

Mário esteve à frente da Calçados Andreza, empresa que empregou milhares de pessoas e chegou a ser responsável por mais de 79% do ICMS. Por esta rua ele circulava todos os dias, a caminho do seu trabalho. Durante encontro, os filhos Vanderlei, Volnei e Claudionei, assim como demais familiares, se emocionaram ao lembrar do pai, que deixa um legado irretocável para o município. Amigos e ex-funcionários também se manifestaram a favor da homenagem.

Para Helena, esta indústria também foi uma escola de empreendedorismo que moldou diversos empresários. “A influência dessa empresa transcendeu a produção de calçados, proporcionando uma formação valiosa para muitos que lá trabalharam”, ressaltou. “Muitos desses profissionais, impulsionados pela experiência na Andreza, seguiram caminhos próprios, tornando-se empresários de sucesso em diversos setores. É um legado que vive nas empresas em Santa Clara do Sul”.

A vereadora disse que, após pesquisa no município e em órgãos públicos de Lajeado, não foram encontrados documentos que mostrem referências históricas sobre o nome 9 de fevereiro, e considerou de maior importância prestar homenagem ao empresário que cruzou a via todos os dias a caminho do trabalho.

Durante o encontro também foi levantada a questão de eventuais custos que podem acarretar a mudança para donos de imóveis e de empresas, o que segundo a assessoria jurídica do Legislativo, não será demandado de forma imediata, podendo as alterações serem diluídas com o tempo.

Data de publicação: 14/11/2023