Dois projetos foram aprovados

A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, realizada dia 1º de novembro, foi marcada pela entrada do Projeto que estima a receita e fixa a despesa do Município de Santa Clara do Sul para o exercício de 2024, no valor de R$ 43.500.000,00. Também houve explanação sobre a Santa Flor + SF Summir, realizada em outubro, e ainda a aprovação de investimentos para o interior.
Dois projetos foram aprovados. O PROJETO DE LEI N° 075 autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Especial no valor de R$ 199.715,62 para transformar uma antiga escola em uma Unidade Básica de Saúde Rural. O dinheiro é de origem da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, visando reformar a estrutura localizada na Estrada Geral de Alto Arroio Alegre. O prédio que antigamente abrigava a Escola Municipal de Ensino Fundamental Willibaldo Both, possui uma área total de 364,50m². Após a reforma, pretende-se utilizar 139,54m² desta área total. Após a reforma, a estrutura contará com recepção, sala de espera, sala de preparo ao paciente, consultório indiferenciado, farmácia, depósito, consultório odontológico, sala de limpeza e esterilização, copa, sala de demonstração e educação em saúde, além de sanitários e demais depósitos
O outro projeto, de número 077, autoriza o Poder Executivo conceder a isenção de até uma taxa de água mensal, ao proprietário ODAIR LEANDRO SCHUSTER, pela concessão de uso da instalação em suas terras, de um poço artesiano, e dá outras providências.

Na tribuna

Leila Immich I Após cumprimentar a todos, Leila compartilhou os benefícios dos investimentos realizados em Santa Clara do Sul. Destacou a notável melhoria na qualidade de vida dos moradores, resultado direto das ações empreendidas no município. Leila mencionou, como exemplo, a obra de asfaltamento na comunidade de Sampainho, ressaltando que essa iniciativa vai proporcionar mais conforto e segurança aos residentes. Também destacou a importância de atividades de lazer e eventos culturais, mencionando eventos recentes, como os brinquedos no parque Odilo Klein e passeios ciclísticos. Ela enfatizou que tais investimentos não apenas transformavam a paisagem urbana, mas também elevavam a qualidade de vida da comunidade.

Alair Bourscheidt I Em nome de Estevão Heisler, que havia detalhado anteriormente os dados sobre Santa Flor, Alair parabenizou todos os envolvidos na realização do evento que ficaria marcado na história de Santa Clara do Sul. O vereador destacou o espírito de trabalho e a capacidade da população de Santa Clara do Sul para fazer as coisas acontecerem. Na sequência, ressaltou que o Governo de Santa Clara do Sul enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei referente ao orçamento para o exercício financeiro de 2024, no valor de R$ 43.500.000,00, representando um aumento significativo em relação ao orçamento em vigor. O vereador ressaltou a responsabilidade do Legislativo em analisar e discutir detalhadamente o projeto, levando em consideração as metas estabelecidas no Plano Plurianual 2022-2025 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024. A prioridade era garantir que os recursos fossem alocados e distribuídos de maneira eficaz, promovendo o desenvolvimento e o progresso de Santa Clara do Sul.

Tribuna Livre

Estevão Heisler, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santa Clara do Sul (Acisc). Estevão iniciou seu discurso destacando o orgulho de representar a entidade por três anos consecutivos, juntamente demais integrantes. Ressaltou que a Acisc ressurgiu durante o auge da pandemia de Covid, partindo de zero associados para agora contar com cerca de 80 empresas de diferentes setores do município, mais que o dobro da média histórica. Também mencionou o sucesso da quinta edição da Santa Flor, evento que superou as expectativas de todos os envolvidos. Compartilhou os pilares do sucesso do evento, que incluíam a satisfação do público, a aprendizagem proporcionada pelo + SF Summit e o impacto na economia local. Ele destacou que a Santa Flor movimentou e prospectou mais de R$ 14,7 milhões em negócios, injetando dinheiro na economia local e regional em um momento desafiador.

Data de publicação: 06/11/2023