Sessão ocorreu nesta quarta-feira

Duas personalidades de Santa Clara do Sul foram homenageadas em Sessão Solene da Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira, dia 25. O título de Cidadão Santa-clarense foi entregue para o professor Sérgio Luis Garcia Campos, diretor da escola estadual por 19 anos; e para Imelda Eidelwein, que atuou como tabeliã e registradora por 32 anos no município. Os projetos foram elaborados pelas vereadores Helena Herrmann e Sidônia Wplshick, no caso do professor; e por Helena e Marlene Schonardt, relativo à Maria Imelda.

A vereadora Helena agradeceu ao trabalho de ambos, e se disse muito feliz por ter participado da elaboração dos projetos. Ela agradeceu pelo trabalho, empenho e respeito que os homenageados sempre exerceram.

Por sua vez, a vereadora Marlene destacou o orgulho e alegria de presenciar esta homenagem. “Merecida homenagem a duas pessoas extraordinárias, que estão recebendo o título da nossa amada cidade”, destacou a vereadora Marlene. “Vocês construíram uma trajetória extraordinária em Santa Clara do Sul”.

Os homenageados também foram convidados para se manifestar. Falaram sobre a trajetória no município e a alegria de terem escolhido Santa Clara do Sul para viver. “Sensação de dever cumprido nesses 37 anos trabalhando aqui”, destacou o professor Sérgio. Já Maria Imelda classificou a homenagem como uma honra inesquecível, que lhe reconhece os 32 anos de dedicação à comunidade.

Histórico dos homenageados

Sérgio Luis Garcia Campos

O professor Sérgio Campos chegou a Santa Clara do Sul em 1984, onde iniciou sua carreira como professor no então distrito de Santa Clara. Ele lecionou na Escola Cenecista de 1º e 2º Grau e na Escola Particular São José. Em 1991, participou da fundação da Escola Estadual de 1º Grau Santa Clara, onde permaneceu como professor até 1999. No ano 2000, assumiu a direção da Escola Estadual de Santa Clara, desempenhando um papel crucial na transição para o Ensino Médio Público em Santa Clara do Sul, atuando como diretor da primeira turma formada nesse contexto, em dezembro de 2001. Ele continuou como diretor da Instituição Pública de Ensino durante 19 anos.

Além de sua atuação na educação, Sérgio Campos se destacou na promoção do esporte na comunidade de Santa Clara do Sul, incentivando a prática esportiva em diversas modalidades, como Voleibol, Futebol, Futsal, Atletismo e Ciclismo. Ele também introduziu vários projetos educativos na Escola Estadual de Santa Clara, como Xadrez, Ping pong, leitura, Mostra Pedagógica, Viagens de Estudos, entre outros, além de ser um incentivador da participação dos jovens em eventos esportivos e educacionais na região.

Durante sua gestão como diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, ele desempenhou um papel fundamental na transferência, administração, organização e manutenção do atual prédio do Educandário Estadual, cuja inauguração oficial ocorreu em dezembro de 2006.

Maria Imelda Eidelwein

Maria Imelda Eidelwein, tabeliã e registradora aposentada, nasceu em Bom Retiro do Sul em 28 de março de 1952. Morou no interior com os pais na localidade de Cruz das Almas, onde cursou o primário por 5 anos até 1962. Aos 12 anos, foi para o internato do Colégio Santo Antônio de Estrela-RS, cursando o Ginásio pela manhã e, além disso, fez cursos de datilografia e pintura a óleo em telas.

Em 1971, conseguiu emprego no Cartório de Registro de Imóveis de Estrela e, em 1976, casou-se com Sérgio Roque Barth, com quem teve três filhas. Em 1987, Imelda se inscreveu em um concurso para Cartórios no Rio Grande do Sul, estudando durante as madrugadas após o trabalho e cuidado das filhas. Após tanta dedicação ela obteve o 5º lugar no concurso. Em 1990, assumiu o Ofício Distrital de Santa Clara do Sul, que posteriormente se tornou município e o Cartório foi renomeado para Ofício de Sede Municipal de Santa Clara do Sul, incluindo novos serviços.

Após 32 anos de trabalho, aposentou-se em 14 de agosto de 2022. Durante sua carreira, Imelda viveu momentos marcantes e enfrentou diversos desafios, mas sempre buscou ajudar as pessoas e resolver os problemas de forma legal e justa.

Data de publicação: 25/10/2023