Evento ocorreu na Câmara de Vereadores

Na manhã deste sábado, a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) reuniu-se na Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, em um evento que faz parte da integração Sant Flor + SF Summit. O destaque do encontro foi a palestra "Novos Desafios para a Defesa Civil do Vale do Taquari", proferida pelo coordenador da Defesa Civil de Santo Antônio da Patrulha, Carlos Henrique Sírio, pela técnica de enfermagem Maricel Dittrich e pelo vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Marcelo Gaúcho.

Durante a palestra, foram compartilhadas valiosas informações e diretrizes sobre como as lideranças locais devem agir em situações de emergência e desastres naturais, quando o inesperado acontece. O evento destacou a importância de manter a esperança mesmo nos momentos mais desafiadores, enfatizando que a esperança é a primeira a nascer quando tudo parece perdido.

Além disso, foram destacados os seguintes pontos-chave:

1. Não se desespere: Em situações de crise, é fundamental manter a calma e agir de forma racional.
  2. Confie no seu time: Lideranças devem confiar nos membros de suas equipes e trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios.
  3. Aja Racionalmente: Iniciar o trabalho integrando-se à comunidade e envolvendo todas as secretarias municipais para identificar problemas em áreas de risco, como escolas, pessoas vulneráveis, agricultores e moradores rurais.
  4. Forme um Comitê de Emergência e Cadastre Voluntários: Identificar pessoas ou grupos civis com potencial para ajudar efetivamente em situações de emergência.
  5. Priorize Vidas: A segurança e o resgate das vidas em perigo devem ser a prioridade máxima.
  6. Fique Atento aos Procedimentos Administrativos: Procedimentos administrativos adequados são essenciais para acessar recursos federais ou estaduais em momentos de crise.
  7. Seja a Única Fonte Geradora de Informações: Manter a transparência e rapidez na comunicação com a população, estabelecendo uma identidade visual para publicações em mídias digitais e mantendo contato com rádios e jornais locais.
  8. Seja Solidário, um Dia Você Também Poderá Precisar de Apoio: Estar preparado e aberto para enfrentar desafios e se tornar uma pessoa melhor em meio à adversidade.

Data de publicação: 16/10/2023