Veja o que foi assunto da sessão

Na sessão da Câmara de Vereadores realizada na quarta-feira, dia 5 de outubro, três projetos de lei foram aprovados, com destaque para uma verba para a compra de uma ambulância e a denominação de uma umportante rua do município.
Com o Projeto de Lei N° 066/2023, Executivo está autorizado abrir um Crédito Especial no valor de R$ 323.812,00 destinado à Secretaria da Saúde e Assistência Social, especificamente para a aquisição de equipamentos para saúde. A verba provém de Emenda Parlamentar Individual, visando melhorias no atendimento à saúde da população local.
Na tribuna, o vereador Alair Bourscheidt agradeceu ao deputado Giovanni Feltes pela emenda para a compra de uma ambulância. Lembrou que essa solicitação ele havia feito em 28 de dezembro de 2022, e agradeceu pelo investimento que vai renovar a frota.
Já o projeto de Lei CM Nº 07-03/2023, de autoria do vereador Airton Teloken, nomeou a estrada geral de Canarinho, que se estende desde a RS 413 até a divisa do município de Cruzeiro do Sul, como "Rua Armando Stefano Ulsenheimer".
Armando Stefano Ulsenheimer foi uma figura importante na história de Santa Clara do Sul, nascido em 1917 e falecido em 1989. Agricultor e doador de terras para a abertura da estrada em questão, sua contribuição para a comunidade é inegável, justificando a homenagem.
Na tribuna, o vereador Airton parabenizou a família Ulsenheimer, e disse que já buscava essa medida há mais tempo pelo merecimento do homenageado, que cedeu a própria terra para a abertura da estrada.

Já o projeto de Lei Nº 067/2023, do Executivo, autoriza o Município de Santa Clara do Sul a receber a devolução de uma área de terras com a superfície de 1.490,56m², localizada em Alto Sampainho. Essa área havia sido doada à União Santaclarense de Clube de Mães pela Lei Municipal nº 1996/2015, que originou a matrícula nº 91.382.

No entanto, considerando a dissolução da instituição e sua incapacidade de cumprir com os fins de sua fundação, a União de Clubes de Mães manifestou o desejo de devolver a área de terras doada pela supracitada Lei. Essa medida visa regularizar a situação fundiária do local, permitindo futuros projetos que atendam às necessidades da comunidade local.

Na tribuna

Thiago de Carvalho - O vereador disse que se sentiu tratado de forma deselegante pela vereadora Helena na Câmara, e que lamenta que ela frequentemente discorda das propostas críticas apresentadas por outros vereadores de acordo com as demandas da população, como por exemplo a perfuração do poço artesiano no interior para ter uma reserva adicional de água. Também abordou a questão da falta de resposta adequada da prefeitura aos requerimentos e pedidos que ele apresentava na Câmara. Sobre o estado das ruas, confirmou que há diversos problemas, que ele tem o direito de reclamar, e que vai tirar fotos das condições das estradas como prova. Relatou que, apesar de um vereador poder ceder seu tempo para outro estar no regimento interno, considera deselegante. Mencionou que a vereadora Rosani tinha a palavra, que a vereadora Helena fez a manobra para ter a última palavra e criticar os questionamentos da Rosani.

Airton Teloken - Parabenizou a família Ulsenheimer pela denominação da rua do Canarinho, e disse que já buscava essa medida há mais tempo pelo merecimento do homenageado, que cedeu a própria terra para a abertura da estrada. Mencionando a sessão passada, disse que, apesar de constar no regimento, foi imoral a vereadora receber a última palavra, e pediu se a vereadora Marlene não tinha condições de se expressar. Disse que é preciso aceitar as críticas dos outros vereadores. Reforçou que as estradas estão com problemas, e que não é só de agora. Expressou que o município não tem saibreira, e que tem apenas uma patrola para todo o trabalho nas estradas. Também mencionou que, além de tudo, é preciso trabalhar certo. Relatou problemas também com roçada e valetas, como nas imediações do Parque das Flores. Reforçou que os vereadores têm o direito de fazer essas críticas, e que devem legislar e fiscalizar, não apenas aprovar projetos.

Helena Herrmann – Lamentou a ausência do vereador Thiago e disse que ele foi deselegante ao término da sessão anterior. Em relação às estradas, reforçou que não é contra críticas de outros vereadores, mas considera que o momento não seria para criticar, pois havia chovido até aquela tarde da sessão, e que inclusive muitos municípios passam por situação de emergência. Também reforçou que faltou conhecimento dos vereadores sobre o regimento interno, e que ela seguiu o que está escrito. Sobre os poços, reforçou que o poço citado seria para o interior, que já está abastecido, e que o necessário é ter mais um no centro. Também cumprimentou a família Ulsenheimer pela denominação da rua. Após, mencionou o Outubro Rosa, reforçando a importância da prevenção, e informou que no dia 9 de novembro será feito um evento no salão paroquial, com palestra sobre câncer de pele, onde serão sorteadas 60 mamografias. Também reforçou a necessidade de homens fazerem o exame PSA, e que a Liga participará da Santa Flor.

Alair Bourscheidt – O vereador falou do projeto número 066, que trata dos recursos oriundos de emenda parlamentar de R$ 323.812, do deputado Giovanni Feltes, para a compra de uma ambulância. Lembrou que essa solicitação ele havia feito em 28 de dezembro de 2022, e agradeceu pelo investimento que vai renovar a frota. Após, cumprimentou a família do homenageado.

Data de publicação: 05/10/2023