Confira o que foi assunto na sessão

Na sessão realizada nesta quarta-feira, 27, a Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul aprovou cinco projetos, sendo quatro de iniciativa do Executivo Municipal e um do Legislativo.

O projeto de autoria de Leila Regina Immich foi agraciado pela Casa diante dos familiares de Telano Pedro Franz (in memorian), que agora dá nome à estrada geral que vai do trevo de acesso a Sampainho até a divisa com Alto Arroio Alegre.

Na tribuna, Leila destacou a dedicação de Telano à sua comunidade, descrevendo-o como um líder sempre disposto a ajudar a todos. Leila expressou a felicidade dos moradores de Sampainho, mencionando que eles estão felizes com pavimentação de parte do trecho, com a certeza de conquistar o restante no futuro, e ainda de homenagear uma pessoa que deixou sua marca na história do município.

Outros vereadores também enalteceram o projeto. Airton Teloken compartilhou sua alegria pelo projeto, destacando que cresceu ao lado dos irmãos, cunhados e cunhadas de Telano Franz, que eram seus vizinhos. Ele mencionou que Telano era uma pessoa muito querida e merecia a homenagem.

Rosani Richter parabenizou a iniciativa da colega vereadora Leila em homenagear a família Franz, destacando que ele mereceu essa homenagem devido aos gestos e atos que contribuiu para a comunidade.

Já a vereadora Helena Herrmann também parabenizou a família de Telano, e enalteceu a iniciativa da vereadora Leila.

Demais projetos aprovados

Projeto de Lei N° 062/2023 - Abertura de Crédito Especial: autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Especial no valor de R$ 163.909,75, acrescido de rendimentos. Esses recursos serão destinados à Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, especificamente para eventos culturais populares.
Projeto de Lei Nº 063/2023 - Abertura de Crédito Suplementar: o terceiro projeto autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Suplementar no valor de R$ 54.000,00. Esse crédito suplementar será destinado à Secretaria de Infraestrutura Urbana para a manutenção de gestão de infraestrutura urbana e manutenção da frota de veículos, máquinas e equipamentos.

Projeto de Lei Nº 064/2023 - Diferença Remuneratória aos Servidores da Enfermagem: trata da diferença remuneratória aos servidores da enfermagem, em cumprimento aos pisos salariais nacionais definidos pela Lei Federal nº 7.498/1986. O pagamento da parcela complementar autônoma mensal será assegurado aos servidores cuja remuneração seja inferior ao valor dos pisos salariais nacionais. Os recursos para essa medida serão provenientes de repasses da União.

Projeto de Lei Nº 065/2023 - Alteração na Política Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente: Altera o Inciso V do art. 43 da Lei Municipal nº 2.447, de 28 de novembro de 2019, que trata da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente. A alteração visa garantir aos Conselheiros Tutelares um vale-alimentação mensal no valor integral da carga horária de 40 horas semanais, incluindo plantões noturnos e dedicação exclusiva.

Moradores pedem asfalto

Valdir Nascimento, representando moradores da Francisco Algayer, pediu atenção da Administração para o asfaltamento do trecho de 900 metros até a divisa de Cruzeiro do Sul. Ele disse que promessas já foram feitas sobre esta pavimentação, e não foram cumpridas. Ressaltou a importância do asfaltamento para dar qualidade de vida aos moradores e ainda auxiliar no escoamento da produção.
Em resposta, a vereadora Helena reiterou que este trecho é área urbana, e precisa de contrapartida dos moradores. Ela referiu que já encaminhou orçamento para algumas pessoas, mas na época não obteve respostas.

Leia a tribuna completa

AIRTON TELOKEN I O vereador expressou sua gratidão a Leila Immich pelo projeto de lei que batiza a Rua de Sampainho como Telano Pedro Franz. Ele compartilhou sua alegria pelo projeto, destacando que cresceu ao lado dos irmãos, cunhados e cunhadas de Telano Franz, que eram seus vizinhos. Ele mencionou que Telano era uma pessoa muito querida e merecia a homenagem. Airton enfatizou que ele estava ali como porta-voz do povo e que seu objetivo era representar os interesses da comunidade, e esclareceu que não estava tentando denegrir a imagem de nenhuma festa. Ele explicou que trazia os problemas da comunidade para a tribuna, mas que não tinha o poder de resolvê-los, sendo essa responsabilidade dos gestores municipais. Airton também mencionou seu trabalho em obter verbas para o município e afirmou que seu foco era servir ao povo e à comunidade. Mencionou uma preocupação com a calçada da creche devido à falta de inclinação para a água escoar, sugerindo que a Administração avaliasse essa situação. Além disso, ele propôs a instalação de um toldo da entrada até a creche para proteger as crianças do mau tempo.

LEILA IMMICH I A vereadora Leila apresentou o projeto para nomear a Estrada Geral de Sampainho em homenagem ao ex-vereador Telano Pedro Franz. Ela destacou a dedicação de Telano à sua comunidade, descrevendo-o como um líder sempre disposto a ajudar a todos. Leila expressou a felicidade dos moradores de Sampainho, mencionando que eles estão felizes com pavimentação de parte do trecho, com a certeza de conquistar o restante no futuro, e ainda de homenagear uma pessoa que deixou sua marca na história do município. A vereadora agradeceu aos colegas por aprovarem o projeto e parabenizou a família de Telano por compartilhar com a comunidade a memória dessa pessoa especial e verdadeiro amigo.

ROSANI RICHTER I A vereadora começou parabenizando a iniciativa da colega vereadora Leila em homenagear a Família Franz, destacando que ele mereceu essa homenagem devido aos gestos e atos que contribuiu para a comunidade. A vereadora expressou preocupação com o estado precário das estradas, mencionando que mesmo considerando as chuvas recentes, a situação estava além do aceitável, afetando aqueles que usavam o trajeto de Sampaio até Picada Santa Clara, como ônibus da fábrica e escolares. Ela fez um apelo às autoridades responsáveis para que avaliassem a condição das estradas em todas as comunidades e providenciassem a devida manutenção. Rosani também abordou a questão de um convênio chamado Avançar, destinado à perfuração de poços artesianos na área rural, mencionando que, apesar de ter feito um pedido anteriormente e recebido a informação de que estava sendo providenciado, recentemente descobriu que o município não havia aderido ao convênio devido à contrapartida necessária. Ela enfatizou a importância da água para a comunidade e sugeriu que, em vez de perder o recurso, o projeto poderia ser adaptado para atender às necessidades da região. A vereadora enfatizou a importância da persistência e do envolvimento da comunidade para que os problemas e as necessidades locais sejam atendidos de forma adequada, destacando a relevância da voz do povo na tomada de decisões.

HELENA HERRMANN I Primeiramente, a vereadora se referiu à fala do vereador Airton sobre o toldo na entrada da Emei. Informou que conversou com a secretária Ana Dessoy, que estava ciente do assunto e convidou o vereador a se encontrar com ela para discutir o projeto, esclarecendo que o mesmo já estava encaminhado. Em seguida, a vereadora abordou a questão do asfalto na Francisco Algayer, explicando que a área em questão é urbana e que, para a pavimentação, é necessário que 75% dos moradores concordem. Helena mencionou ter sido convidada por casais para apresentar o orçamento do custo do asfalto, mas até o momento não houve uma coleta de assinaturas suficiente para avançar com o projeto. Ela ressaltou a importância da comunidade nesse processo e esclareceu que o governo não se opunha ao asfalto, mas dependia da aprovação dos moradores. Em relação à questão da perfuração de poços artesianos, a vereadora explicou que o governo havia enviado um ofício manifestando interesse em aderir ao convênio, mas que este se destinava apenas a áreas rurais. Ela enfatizou a necessidade de compreensão em relação às dificuldades enfrentadas pelas administrações municipais e pelo pessoal encarregado da manutenção das estradas, especialmente após períodos de chuva intensa, e que essas vias serão recuperadas agora com o retorno do tempo bom. Além disso, a vereadora parabenizou a família de Telano Franz pela homenagem feita pela colega vereadora Leila. Também convidou a comunidade para participar do evento em comemoração ao Dia do Idoso, no Clube Esportivo, destacando a importância de valorizar e cuidar dos idosos, que trazem experiência e sabedoria para a sociedade. Ela compartilhou uma mensagem de respeito e gratidão aos idosos, reconhecendo a importância de suas vivências e conhecimentos.

Data de publicação: 29/09/2023

Compartilhe!