Veja o que foi assunto na sessão da Câmara

Na sessão realizada nesta segunda-feira, 18 de setembro, a Câmara Municipal de Santa Clara do Sul trouxe à pauta três projetos, que foram aprovados por unanimidade. O principal assunto foi referente ao projeto de iniciativa das vereadoras Helena Herrmann e Sidônia Wolschick, que concede o título de Cidadão Santa-clarense para Sérgio Luis Garcia Campos.

Este reconhecimento é fruto de sua trajetória profissional como Professor e Diretor da escola estadual. Sérgio, natural de Pelotas, tem sua carreira marcada por dedicação à educação. Ele se aposentou em outubro de 2021, mas continua residindo em Santa Clara do Sul, onde já vive há 39 anos.

Sua jornada educacional inclui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFPEL (Pelotas), Licenciatura Plena em Português e Literatura pela ULBRA (Canoas) e Pós-graduação na área de Ginástica Escolar - UFPEL (Pelotas).

Histórico

O professor Sérgio Campos chegou a Santa Clara do Sul em 1984, onde iniciou sua carreira como professor no então distrito de Santa Clara. Ele lecionou na Escola Cenecista de 1º e 2º Grau e na Escola Particular São José. Em 1991, participou da fundação da Escola Estadual de 1º Grau Santa Clara, onde permaneceu como professor até 1999. No ano 2000, assumiu a direção da Escola Estadual de Santa Clara, desempenhando um papel crucial na transição para o Ensino Médio Público em Santa Clara do Sul, atuando como diretor da primeira turma formada nesse contexto, em dezembro de 2001. Ele continuou como diretor da Instituição Pública de Ensino durante 19 anos.

Além de sua atuação na educação, Sérgio Campos se destacou na promoção do esporte na comunidade de Santa Clara do Sul, incentivando a prática esportiva em diversas modalidades, como Voleibol, Futebol, Futsal, Atletismo e Ciclismo. Ele também introduziu vários projetos educativos na Escola Estadual de Santa Clara, como Xadrez, Ping pong, leitura, Mostra Pedagógica, Viagens de Estudos, entre outros, além de ser um incentivador da participação dos jovens em eventos esportivos e educacionais na região.

Durante sua gestão como diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, ele desempenhou um papel fundamental na transferência, administração, organização e manutenção do atual prédio do Educandário Estadual, cuja inauguração oficial ocorreu em dezembro de 2006.
A entrega do título de Cidadão será realizada em evento a ser marcado, juntamente com o título para Imelda Eidelwein. 

Projeto do Município: Diretrizes Orçamentárias para 2024

Também foi aprovado o projeto que diz respeito às diretrizes orçamentárias para o exercício de 2024. O orçamento previsto para o próximo ano é estimado em R$ 42.000.000,00 (quarenta e dois milhões de reais), com destinação específica para diversos fins, incluindo a Reserva de Contingência, a manutenção da administração dos órgãos municipais, programas de custeio e investimentos.

Destaca-se que a receita prevista e a despesa fixada para 2024 serão alocadas de forma a atender às necessidades da população, incluindo a cobertura de sentenças judiciais e outros imprevistos que possam ocorrer durante o exercício.

Por fim, foi aprovado o projeto 061, que autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Suplementar no valor de R$ 345.720,10. O dinheiro é encaminhado para a Secretaria de Saúde e Assistência Social. 



Na tribuna

JONAS MARQUES I O vereador Jonas parabenizou o professor Sérgio pelo papel fundamental desempenhado na educação do município, e comemorou a recente conquista de Santa Clara do Sul, de alcançar a décima posição no ranking estadual em questões educacionais. Jonas destacou a feliz coincidência de homenagear Sérgio com o título de Cidadão Santa Clarence na mesma sessão, reconhecendo sua notável contribuição para a educação. Expressou a importância desse feito, evidenciando que a qualidade da educação passa a ser critério para a distribuição do ICMS. Parabenizou a todos os responsáveis por essa conquista, como o prefeito Paulo por liderar o caminho, bem como a secretária Ana Paula Dessoy, destacando seu comprometimento e seriedade no trabalho educacional.

 

SIDÔNIA I A vereadora enalteceu a presença do professor Sérgio Campos e expressou sua alegria por ter feito parte do projeto de reconhecimento dele como cidadão de Santa Clara. Disse que acompanhou de perto o trabalho de Sérgio como diretor da escola estadual, participando do conselho escolar e do CPM da escola, além de seus três filhos terem estudando ali. Descreveu Sérgio como uma pessoa íntegra, comprometida com a escola, sempre buscando projetos para a melhoria, manutenção e ampliação do espaço físico da escola. Também parabenizou o professor pelo incentivo aos jovens no esporte e práticas sustentáveis, e reconheceu que é notável ser diretor por 19 anos, sempre eleito.

 

AIRTON I O vereador Airton também prestou uma homenagem ao professor Sérgio, destacando sua longa relação de amizade com ele desde 1984, e que acompanhou de perto a trajetória de Sérgio desde que ele chegou à cidade. Disse que Sérgio é reconhecido por sua integridade, caráter e dedicação, tendo desempenhado um papel exemplar como diretor da escola local. Parabenizou o professor pela honraria que estava recebendo, destacando que era mais do que merecida e refletia o carinho e respeito da comunidade por ele. O vereador aproveitou a oportunidade para reconhecer os esforços do Toninho Goergen, mencionando que ele e sua equipe trabalharam em um domingo para consertar um vazamento e restabelecer o fornecimento de água à comunidade.

 

Helena Herrmann I A vereadora expressou sua alegria pelo público presente na sessão, enfatizando a importância da presença da comunidade durante as discussões na Câmara. Começou abordando o tema levantado pelo vereador Airton, na sessão anterior, relacionado ao comércio de Santa Clara, esclarecendo que, durante a apresentação da Santa Flor, em julho, ficou evidente que o comércio local não seria prejudicado. Ela explicou que na feira não haverá restaurantes, e os visitantes serão encaminhados para os restaurantes locais da cidade, e que os comércios no centro também estarão abertos. Em seguida, Helena reforçou a fala do vereador Jonas sobre a educação, destacando a conquista do décimo lugar em um ranking de mais de 400 municípios. Ela elogiou o empenho da Secretária da Educação, Ana Dessoy, e a dedicação da equipe educacional. A vereadora também expressou sua solidariedade às vítimas das enchentes em outras cidades e elogiou os esforços de Santa Clara para ajudar municípios vizinhos. Helena também dedicou um espaço à enfermeira Eunice Braun, que havia se aposentado após 20 anos de serviço dedicado à prefeitura. A vereadora concluiu sua fala parabenizando o professor Sérgio Campos pela homenagem merecida e reconhecendo seu longo compromisso com a educação na cidade. Ela também leu uma homenagem feita por ex-colegas do professor, evidenciando seu caráter e responsabilidade pela comunidade.

Data de publicação: 19/09/2023

Compartilhe!