Um projeto foi aprovado

A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, realizada nessa quarta-feira, dia 13, teve a aprovação de um projeto de lei, e foi marcada pela questão da enchente que assolou o Vale do Taquari na semana passada. Três vereadores foram até a tribuna para se manifestar.

Durante a sessão foi aprovado o Projeto de Lei nº 060/2023, que autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Especial no valor de R$ 31.884,78. A proposta contou com justificativa, na qual o Departamento de Engenharia alegou a necessidade da abertura desse crédito especial para a devolução dos recursos não utilizados do Convênio nº 4136/2022, firmado para a perfuração de um poço tubular profundo no Bairro São Pedro.

Na tribuna

Airton Teloken I O vereador expressou seu reconhecimento à enfermeira Eunice Braun, que está se aposentando. Ele enfatizou que ela merece reconhecimento e todo o respeito. Além disso, elogiou a Administração por seu apoio aos municípios vizinhos, afetados pela enchente, por meio da disponibilização de máquinas e servidores. Ele enfatizou a importância desse auxílio, salientando que um dia Santa Clara também poderá precisar de ajuda no futuro. Posteriormente, lamentou os comentários feitos durante a sessão anterior de uma vereadora sobre a ausência dos vereadores da oposição no lançamento da SantaFlor, e esclareceu que a citação da coluna estava equivocada, observando que apenas três vereadores da oposição não compareceram, e não quatro como o mencionado. Ele ressaltou que todos os vereadores têm a opção de não comparecer, especialmente em eventos onde segundo ele não há espaço para opinião. O vereador também destacou que muitas pessoas do setor de comércio e lojas não foram convidadas para o evento, sugerindo que a entrada deveria ter sido mais acessível a todos. Ele expressou sua esperança de que o evento SantaFlor seja um grande sucesso, mas mencionou que o comércio local, como lancherias, lojas e padarias, poderia ser afetado negativamente devido à localização distante do centro.

JONAS MARQUES I O vereador abordou o episódio da inundação ocorrida na semana anterior no Vale do Taquari, expressando alívio pelo fato de que Santa Clara do Sul não foi afetada e agradecendo por isso. Ele observou que municípios vizinhos, como Lageado, Cruzeiro, Encantado, Roca Sales e Muçum não tiveram a mesma sorte e sofreram graves danos. Em particular, destacou que Roca e Muçum viram grande parte de suas cidades devastadas, com um cenário que se assemelhava a uma zona de guerra, incluindo a destruição de casas, mercados e farmácias. Jonas elogiou a demonstração de solidariedade das pessoas que doaram roupas, produtos de higiene e alimentos para ajudar esses municípios afetados, destacando a humanidade presente nesses gestos. Ele também reconheceu os esforços de Santa Clara do Sul, que mobilizou várias iniciativas de auxílio e coleta de recursos para ajudar essas comunidades necessitadas. O vereador mencionou que a Administração Municipal contribuiu, fornecendo maquinário e liberando servidores públicos para participarem dos esforços de limpeza. Por fim, Jonas parabenizou a todos os envolvidos por sua atuação durante esse momento difícil, ressaltando a importância de ajudar os vizinhos em necessidade e expressando sua crença de que, assim como estão ajudando agora, poderão precisar de ajuda no futuro.

Thiago de Carvalho - O vereador expressou suas condolências às vítimas da maior tragédia que o estado enfrentou. Ele enfatizou que conhecia pessoalmente muitas pessoas das localidades afetadas, e lamentou a perda de vidas humanas, destacando que isso é irreparável. Ele fez questão de elogiar Santa Clara do Sul por enviar ajuda, como caminhões e tratores, para auxiliar nas operações de resgate e recuperação. Thiago também mencionou a importância da assistência psicológica, informando que uma profissional foi enviada para Muçum, ressaltando a relevância desse tipo de suporte em momentos de crise. Ele expressou sua gratidão por ver a comunidade de Santa Clara do Sul unida, contribuindo com doações de alimentos e roupas, além de destacar a colaboração do jornal online na arrecadação de recursos. O vereador enfatizou a importância de reconhecer e parabenizar aqueles que se arriscaram para salvar vidas, incluindo bombeiros e outros voluntários que embarcaram em operações de resgate em condições perigosas.

Data de publicação: 14/09/2023