Homenagem foi para Maria Imelda Eidelwein

A Câmara Municipal de Santa Clara do Sul realizou uma sessão plenária na noite desta quarta-feira, dia 30, marcada por aprovação de quatro projetos e o reconhecimento à dedicação de uma profissional que se dedicou por décadas à comunidade, e que se aposentou no ano passado. 

Maria Imelda Eidelwein, que atuou como tabeliã e registradora por 32 anos no município, esteve acompanhada de familiares para receber uma homenagem. Durante a sessão, foi aprovado o projeto de Lei CM nº 04-03/2023, de autoria das vereadoras Helena Herrmann e Marlene Schonarth, que concede o Título de Cidadã Santa-clarense à Maria Imelda em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

A vereadora Marlene enalteceu Maria Imelda devido à sua notável dedicação ao município. Ela elogiou a capacidade de Imelda em resolver diversos casos complexos, destacando seu comprometimento exemplar durante seus trinta e dois anos de serviço ao município.

Marlene também mencionou que Imelda dedicava seus fins de semana e até mesmo passava noites em claro para cumprir suas responsabilidades. A vereadora expressou sua gratidão pelo longo período de trabalho e parabenizou sua amiga pela incrível dedicação à comunidade.

Helena compartilhou a honra de elaborar o projeto em conjunto com sua colega Marlene e mencionou como o trabalho de Imelda foi fundamental para diversos projetos na cidade. A vereadora reconheceu a dedicação e o comprometimento de Imelda e de sua família ao longo de 32 anos, e enfatizou que o legado de seu trabalho permanecerá para sempre na comunidade de Santa Clara.

O vereador Jonas Marques parabenizou Marlene e Helena pelo projeto, destacando a merecida concessão do título à Maria Imelda, e elogiou o sucesso profissional e a integridade da homenageada, enfatizando como o sucesso se torna ainda mais gratificante quando direcionado para ajudar os outros.

A vereadora Rosani Richter expressou sua honra em reencontrar dona Imelda e sua família, destacando a valentia e dedicação que a homenageada demonstrou ao equilibrar ser mãe, estudar, trabalhar e criar suas filhas. Ela elogiou a simplicidade e humildade de dona Imelda, ressaltando sua prontidão em auxiliar e solucionar problemas não apenas dos moradores locais, mas também daqueles de outras regiões.

Agora, o texto segue para a sanção do prefeito Paulo Kohlrausch. Em setembro, será realizada solenidade de entrega do título.   

Parque Bronstrup e Santa Flor em evidência

O vereador Jonas Marques destacou o evento ocorrido no dia 24 de agosto, que marcou o lançamento da Santa Flor + SF Summit, uma feira inovadora programada para ocorrer de 11 a 15 de outubro. Durante esse evento, ocorrido no recém-inaugurado Parque Bronstrup, diversas autoridades locais estiveram presentes, incluindo prefeitos, deputados e o vice-governador.

Jonas Marques também enfatizou a importância da revitalização do Parque Bronstrup e elogiou o prefeito Paulo por preservar a história do município através da restauração da antiga fumageira. Além disso, o vereador teceu elogios ao presidente da feira, Estevão Heisler, destacando seu comprometimento na organização do evento.

Por sua vez, a vereadora Helena enalteceu a inauguração do Parque Bronstrup, que coincidiu com o lançamento da Santa Flor, reconhecendo ambos como marcos significativos para a comunidade. Elogiou a visão do prefeito Paulo, que conseguiu adquirir a antiga fumageira por metade do preço após negociar com a proprietária. Da mesma forma, elogiou o trabalho do presidente da Santa Flor, Estevão Heisler, em suas atividades à frente também da Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc).

Ela destacou a restauração deste edifício como um notável feito e uma instalação que já está recebendo eventos, prevendo seu contínuo uso para as futuras gerações. A vereadora também sublinhou a importância de preservar a história de Santa Clara, traçando uma conexão entre passado, presente e futuro da cidade. Helena informou ainda que a casa vizinha, pertencente aos antigos proprietários da fumageira, também passou por restauração e agora tem um propósito importante. No entanto, ela lamentou a ausência dos vereadores da oposição.

Demais projetos aprovados: 

Projeto de Lei nº 057/2023: Investimento em Serviços Essenciais

O Projeto de Lei nº 057/2023 foi um dos projetos que ganhou aprovação unânime na sessão. Este projeto autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito suplementar no valor de R$ 104.000,00. A iniciativa visa garantir a continuidade dos serviços essenciais na infraestrutura urbana, uma vez que será realizado um remanejamento de rubricas orçamentárias.

O objetivo central desse crédito suplementar é possibilitar a aquisição de materiais destinados à conservação das estradas urbanas e rurais. Além disso, o montante também será utilizado para a integral aplicação dos recursos direcionados à Custeio para Iluminação Pública – CIP. Essa medida demonstra o compromisso da administração municipal em manter a qualidade dos serviços básicos oferecidos à população.

Projeto de Lei nº 058/2023: Impulsionando a Cultura e o Audiovisual

Outro projeto que mereceu destaque durante a sessão foi o Projeto de Lei nº 058/2023, o qual autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Especial ao Orçamento anual de 2023. O valor previsto é de R$ 21.835,34, acrescido de rendimentos. Esta iniciativa ganha relevância devido à utilização de recursos provenientes da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo - LPG.

A LPG, que oferece apoio financeiro para ações culturais, torna-se crucial em meio aos desafios impostos pela pandemia da covid-19. Os recursos serão direcionados a diferentes áreas culturais, abrangendo a produção de um curta-metragem que explora a história, o turismo e a cultura local. Além disso, estão previstos investimentos na implantação e restauro de uma sala destinada ao Cine Clube, bem como o fomento às danças alemãs. Essas ações enriquecerão a cena cultural da região e contribuirão para a promoção do patrimônio cultural.

 

Parecer do TCE é aprovado

No cenário de prestação de contas e avaliação do desempenho administrativo, a Câmara Municipal de Santa Clara do Sul promulgou o Decreto Legislativo Nº 02-03/2023, que aprova o Parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). A medida se refere às contas do prefeito Paulo Cezar Kohlrausch, referentes ao exercício de 2021, e do vice Fabiano Rogério Immich.

 

Tribuna (na íntegra)

 

MARLENE SCHONARTH - A vereadora enfatizou que Maria Imelda merece ser reconhecida como cidadã santa-clarense devido à sua notável dedicação a Santa Clara do Sul. Ela elogiou a maneira como dona Imelda contribuiu para resolver problemas e atender a pedidos, destacando sua atuação exemplar ao longo de trinta e dois anos de serviço ao município. Também lembrou que a profissional dedicava seus fins de semana e até mesmo passava noites em claro para atender as suas responsabilidades. Por fim, a vereadora expressou gratidão pelas décadas de trabalho e parabenizou sua amiga pela impressionante dedicação à comunidade.

 

ROSANI RICHTER I A vereadora expressou sua honra em reencontrar dona Imelda e sua família, salientando a valentia e dedicação que a homenageada demonstrou ao ser mãe, estudar, trabalhar e criar filhas. Ela elogiou a simplicidade e humildade de dona Imelda, destacando sua disposição para ajudar e resolver problemas, não apenas dos moradores da cidade, mas também dos que vinham de outras regiões. Também enfatizou a dedicação incansável dela, suas noites de trabalho e reconheceu a justiça na concessão do título.

 

JONAS MARQUES - O vereador parabenizou Marlene e Helena pelo projeto, destacando a merecida concessão do título à Maria Imelda, e elogiou o sucesso profissional e a integridade da homenageada, enfatizando como o sucesso se torna ainda mais gratificante quando direcionado para ajudar os outros. Também falou sobre o evento ocorrido em 24 de agosto, o lançamento da Santa Flor + SF Summit, uma feira inovadora que ocorrerá de 11 a 15 de outubro. Ele mencionou a inauguração do Parque Bronstrup, onde o evento aconteceu, com a presença de diversas autoridades locais, como prefeitos, deputados e vice-governador. O vereador ressaltou a importância do parque revitalizado e parabenizou o prefeito Paulo por preservar a história do município através da restauração da antiga fumageira. Também elogiou o presidente da feira, Estevão Heisler, pelo seu comprometimento na organização do evento.

 

HELENA HERRMANN – A vereadora iniciou sua fala enaltecendo a inauguração do Parque Bronstrup, realizada junto com o lançamento da Santa Flor, e reconhecendo ambos os acontecimentos marcos significativos para a comunidade. Elogiou o prefeito Paulo pela visão em relação à antiga fumageira, que viu a placa de vende-se e negociou com a proprietária, possibilitando aquisição pela administração municipal a metade do preço. Essa edificação restaurada foi enaltecida por Helena como um prédio notável que já está recebendo eventos e continuará a ser um espaço proveitoso para futuras gerações. O foco em preservar a história de Santa Clara também foi destacado pela vereadora. Ela compartilhou um breve contexto histórico, enfatizando a conexão entre o passado, o presente e o futuro da cidade. Informou que a casa ao lado, pertencente aos antigos donos da fumageira, também foi restaurada e passa a ter importante finalidade. Porém, lamentou a ausência dos vereadores da oposição, concordando com o colunista Fabiano Conte sobre a importância de todos participarem em prol do município e seu futuro, o que vai além de discordâncias políticas. A vereadora também elogiou o trabalho de Estevão Heisler à frente da associação comercial e industrial, reconhecendo seus esforços para promover o crescimento econômico da cidade. Direcionando seus agradecimentos, Helena destacou Dona Imelda. Ela compartilhou a honra de elaborar o projeto em conjunto com sua colega Marlene e mencionou como o trabalho de Imelda foi fundamental para diversos projetos na cidade. A vereadora reconheceu a dedicação e o comprometimento de Imelda e de sua família ao longo de 32 anos, e enfatizou que o legado de seu trabalho permanecerá para sempre na comunidade de Santa Clara.

Data de publicação: 30/08/2023

Créditos das Fotos: Leonardo Heisler

Compartilhe!