Cerca de 300 agricultores serão beneficiados

Dois projetos foram aprovados por unanimidade durante a sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul dessa quarta-feira, dia 18. Entre eles o projeto 017, que autoriza o Poder Executivo a conceder subsídio para o fornecimento de sementes selecionadas de milho aos agricultores, considerando a Situação de Emergência no Município pela estiagem.

O projeto tem por objetivo conceder, no exercício de 2022, o subsídio do sistema troca-troca de milho em 100%, ou seja, com isenção de custo, tendo em vista o momento vivido pelos agricultores e toda a população do Município, com a estiagem que ainda assola todo o Estado do Rio Grande do Sul, além da Pandemia Mundial COVID-19, que afeta toda a população.
A aprovação foi comemorada pelos vereadores. Eduardo Ferla, que participou da articulação do projeto, informa que 300 produtores foram beneficiados, totalizando 867 sacos de milho, e que o valor total é de R$ 56.180,00, representando um valor subsidiado de R$ 64,80 por saco. Ele lembrou que o município decretou situação de emergência e aguarda a homologação do Governo do Estado.
A sessão também marcou a posse do suplente a vereador, Valdir do Nascimento. Ele encaminhou pedidos ao Executivo, como solicitação de quebra-molas e mais linhas de ônibus para o interior.

Custeio de cirurgias

A aprovação do projeto 018 autorizou o Executivo a abrir um crédito suplementar no valor de R$ 150 mil para o custeio de cirurgias. A medida se justifica tendo em vista que a Lei n° 2653 de 16/12/2021, que amplia o valor do auxílio cirurgia até 30/06/2022, foi sancionada quando o orçamento do exercício de 2022 já estava aprovado, e a rubrica correspondente (827) ficou dotada com saldo insuficiente para atender a demanda para todo o presente exercício financeiro, assim, faz-se necessária a suplementação de recursos para tal.

Na tribuna

AIRTON TELOKEN I Cumprimentou todos os presentes, em especial ao colega Valdir do Nascimento e familiares, e retomou o debate sobre o projeto 011. Respondendo à vereadora Helena, disse que não pôde votar contra o projeto porque não se refere apenas a um cargo, mas envolve outras áreas, como saúde. Disse que vereadores da oposição jamais votam contra a Educação e a Saúde, apenas questões que não consideram necessárias. Reforçou que responsável pelas máquinas deve ser um mecânico. Disse que é muito amigo do José, e que se fosse qualquer um no cargo ele iria falar. Parabenizou o vereador Ferla, o prefeito e a Administração pelo subsídio das sementes de milho, mas disse que ficou triste porque há dois anos o vereador Folz também pediu para não cobrarem as sementes de milho e não foi atendido. Disse que a oposição não está sendo vista pela Administração, e afirmou que ele tem pedidos antigos na gaveta, como bebedouros no Parque Odilo Klein, assim como quebra-molas em algumas vias. Também pediu placas de orientações a ciclistas nas calçadas. Elogiou o secretário de Obras, por ter sido atendido rápido na troca de uma lâmpada, mas afirmou que em situações maiores não é atendido. Disse que não trabalha em cima de politicagem. Reforçou o pedido de informações sobre a viagem do prefeito a Dubai.

EDUARDO FERLA I Cumprimentou a todos e agradeceu aos colegas pela votação do projeto de isenção das sementes de milho. Disse ter certeza de que este incentivo vai ser fundamental para os agricultores que sofreram com a estiagem. Agradeceu à Administração, ao prefeito, ao secretário Marião, pelo esforço em buscar o benefício, e afirma que o agradecimento parte dos agricultores também. Informou que 300 produtores foram beneficiados, totalizando 867 sacos de milho, e que o valor total é de R$ 56.180,00, representando um valor subsidiado de R$ 64,80 por saco. Lembrou que o município decretou situação de emergência e aguarda a homologação do Governo do Estado.

VALDIR NASCIMENTO I Cumprimentou a todos e se disse honrado por estar presente na sessão. Também agradeceu aos seus eleitores e afirmou que irá representá-las da melhor forma, lembrando que os pedidos que fez nesta sessão foi em nome deles. Pediu atenção especial sobre os pedidos, como o a linha de ônibus para dar mais autonomia às pessoas, e o quebra-molas para evitar acidentes com crianças. Disse que ele estar na Câmara neste momento é um propósito de Deus, e parabenizou a todos pelo trabalho realizado em Santa Clara do Sul.

JONAS MARQUES I Após cumprimentar a todos, faz um adendo sobre a contratação de um coordenador para cuidar da frota da prefeitura. Disse que trabalhou ao longo de 2021 na Secretaria de Obra e ali obteve a certeza de que esse profissional é necessário levando em consideração a quantidade de veículos nos setores, e o prejuízo que um veículo parado pode causar. Na sequência, falou sobre a conquista das lâmpadas LED para o município. Lembrou que o projeto teve várias etapas até a sua assinatura. Disse estar orgulhoso por ter participado deste trabalho, como fotografar os postes da área urbana para encaminhar o dossiê para a Eletrobrás. Parabenizou o prefeito Paulo e todas as pessoas que trabalharam nesta conquista: um repasse de R$ 1.198.127,82 da Eletrobrás, com contrapartida de R$ 55.424,22 do Executivo. Reiterou que a economia anual vai girar em torno de R$ 300mil, o que permitirá à gestão investir em outras áreas.

Data de publicação: 17/02/2022