Sessão teve a aprovação de sete projetos

Descendentes de João Carlos Braun lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, na sessão do dia 9, para prestigiar o projeto que batiza uma rua com o nome do patriarca. A iniciativa da vereadora Leila Immich denomina de João Carlos Braun a rua localizada entre a Rua dos Ciclames e a Avenida Hugo Aldino Thomas, no Loteamento dos Ipês II, Bairro Parque das Flores.

Leila gradeceu aos colegas pela aprovação do e reforçou que João Carlos Braun e sua família tiveram importância na economia do município, visto que a fábrica de erva-mate implementada por ele e seus irmãos foi uma das primeiras de Santa Clara do Sul.

Após o final da sessão, familiares leram uma mensagem de agradecimento. Confira: “Dia 09 de fevereiro de 2022 é um dia muito importante para a família constituída no amor de João Carlos Braun e Maria Celita Braun. A família está feliz, pois foi nesta terra que, vindo de Cruzeiro do Sul aos 6 anos, João Carlos Braun começou a escrever sua história. O ano era de 1912 e foi com muito trabalho aonde junto com seus irmãos começou o seu trabalho, adquirindo uma área de terra com mata virgem, cheia de erva mate, criando assim uma das primeiras fabricas de Santa Clara do Sul. Foram tempos difíceis, muitas viagens de carroça até a Cruzeiro do sul abdicando seu tempo com a família em busca pela sobrevivência. A partir de hoje, o nome de João Carlos Braun será lembrado por todos que passarem por esta rua, trazendo lembranças de um tempo difícil, de muito trabalho, mas também de muito orgulho. Graças à sua garra e coragem, esta família hoje desfruta deste grande legado conquistado com muito suor e persistência, garantindo aos seus filhos uma boa qualidade de vida.”

Projetos aprovados

Além do projeto de autoria da Câmara, denominando a rua, vereadores aprovaram seis projetos do Executivo. Entre eles o 011, que altera o quadro de Cargos em Comissão. Na tribuna, Airton Teloken considerou desnecessário haver um coordenador de manutenção, que segundo ele torna-se caro ao Município, principalmente se o contratado for inexperiente. Sugeriu a contratação de um mecânico para cuidar da manutenção.

Já o vereador Mauro Heinen disse que prefeitura vem se profissionalizando, como fazem grandes empresas, à medida em que crescem o orçamento e o número de habitantes. Sobre a coordenadoria na área da manutenção dos veículos, reiterou que a maior carência atual está na compra de peças, no acompanhamento e na fiscalização do serviço prestado. Afirmou que, mesmo que uma mecânica fosse montada na prefeitura, não haveria condições de atender todos os equipamentos, muitos de grande porte. Lembrou que uma máquina parada mantém funcionários parados, aumentando o prejuízo. Reforçou que a profissionalização da gestão pública traz mais agilidade nos processos e menor custo, e por isso entende que o profissional vai dar resultado. Concordou que deve ser alguém experiente, que saiba comprar, fiscalizar e acompanhar.
Os projetos podem ser lidos na íntegra na página da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul.

Avanços na Liga do Câncer

A vereadora Helena Herrmann, em sua fala na tribuna agradeceu às 315 pessoas que contribuem com a Liga do Câncer por meio da conta de energia da Certel, chegando a um valor mensal de R$ 1.670,00. Lembrou que a incidência do câncer está aumentando, o que reforça a importância do apoio da Liga.

Data de publicação: 11/02/2022