Educação e Saúde também foram assunto na sessão

Aprovado na sessão da Câmara de Santa Clara do Sul dessa quarta-feira, dia 25, o projeto que altera o brasão municipal. A mudança teve cinco votos favoráveis e três contrários. A presidente do Legislativo, Helena Herrmann, elogiou o trabalho da comissão na elaboração do novo brasão. “Ficou leve, bonito, atende todas as demandas e não esqueceu nada. Está modificado pois estamos indo em direção ao progresso”.

O trabalho também foi elogiado pelo vereador José Goergen. Ele sugeriu também que, no futuro, o primeiro brasão pode ser exposto no museu, ou na prefeitura, por meio de um trabalho de madeira, valorizando assim o trabalho de quem o fez.

Já os vereadores Airton Teloken e Rosani Richter se mostraram contrários à mudança. Na tribuna, afirmaram que o passado precisa ser mais valorizado e respeitado.

Segurança nas escolas

Já a aprovação do projeto 081 autorizou o Município a abrir um crédito especial de R$ 316.028,42 para as obras na nova Escola Municipal de Educação Infantil Padrão FNDE I que está em fase final de construção situa-se no centro da cidade. Como forma de promover maior segurança para as crianças e professores, além de
valorizar e resguardar o imóvel, a Administração vai construir um muro ao redor de todo o terreno. Ainda estão previstos dois portões de acesso à escola, sendo um na lateral, onde também será executado um estacionamento, e outro nos fundos, onde futuramente poderá haver o prolongamento da Rua Amábile Maria Piacini.

O assunto sobre segurança nas escolas foi abordado pelo vereador Airton na tribuna. Ele afirma que é necessário colocar algum profissional para cuidar da entrada e saída das crianças afim de evitar a entrada de pessoas indesejadas. “Um pai ligou apavorado por causa da insegurança nas creches, entendendo que entra e sai quem quer. Por isso preciso de proteção nas creches e na escola Sereno para evitar que alguém possa invadir e matar crianças”.

Ainda sobre Educação, abordando a questão da mudança dos horários da creche, levantada por vereadores na semana passada, a vereadora Helena Herrmann informou que o retorno do turno integral motivou a mudança nos horários, e que a partir do dia 30 a abertura será às 6h30min e o fechamento às 18h.

Contratações

Também foi aprovado o projeto 080, que autoriza o Executivo a contratar, em situação de emergência, temporariamente, até 26 profissionais para atuar nos educandários. Rosane Richter lembrou que no ano passado teve mais de 50 cargos aprovados, além dos aprovados neste ano. Pediu também atenção sobre a pediatria no Posto de Saúde, pois entende que muitas vezes as crianças não são atendidas por falta de vaga.

Os projetos podem ser lidos na íntegras no site da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul.

Data de publicação: 26/08/2021

Créditos: Leonardo Heisler