Valor do pré-sal será usado para custear parte do asfalto da Amábile Maria Piacini

Os vereadores aprovaram três projetos na primeira sessão de 2020 do Legislativo realizada na semana passada, dia 5 de fevereiro. Uma das matérias autoriza o Executivo a abrir um crédito especial de até R$ 420.250,83. Oriundo do leilão do pré-sal, o valor será utilizado pelo município para custear parte da obra de pavimentação da Rua Amábile Maria Piacini, cujo processo licitatório já se encontra em andamento.

Também foi aprovado o projeto que permite ao Executivo conceder a isenção de até uma taxa de água mensal à proprietária Ledi Suzana Ertel pela cessão de uso de uma fração de terras onde se encontra instalado um reservatório de água da rede de abastecimento de Sampaio.

Por fim, o Legislativo autorizou o governo municipal a abrir crédito especial de até R$ 600. O valor é remanescente da verba encaminhada pelo Ministério das Cidades para a pavimentação da Avenida Paulo Décio Goergen e será devolvido para a prestação de contas.

Tribuna

Marcelo Foltz ressaltou que no período de recesso da Câmara continuou atuando como vereador e fazendo as tarefas do dia a dia. “A gente seguiu pleiteando serviços e fiscalizando obras. Fico feliz com o término da pavimentação em Picada Santa Clara e com a reforma e ampliação das escolas Frei Henrique de Coimbra e Gustavo Seidel. Espero que sejam concluídas dentro do prazo”, destacou.

O vereador também salientou o fato de ter conseguido trazer emendas para o município. “Em janeiro o deputado federal Heitor Schuch esteve visitando o prefeito. Na oportunidade, entregou uma emenda no valor de R$ 100 mil para custeio da saúde de Santa Clara do Sul, sem a necessidade de contrapartida do governo municipal. O deputado não tem representante nesta Casa, mas sempre faz votos em Santa Clara. E reconheceu que o nosso município também merecia uma ajuda dele”, mencionou.

Foltz também antecipou a confirmação de outra emenda para a área da saúde oriunda do deputado federal Elvino Bohn Gass. “A gente não exerce a função aqui dentro da Câmara, mas fica sempre batalhando para o bem do município. Que tenhamos um ano proveitoso, com muitos debates”, observou.

Helena Herrmann falou da passagem do Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 4 de fevereiro. “Mesmo de férias da liga, estamos atendendo os pacientes e dando todo o suporte necessário. Precisamos trabalhar e falar muito em prevenção. Trata-se de um dia importante para refletir sobre o assunto. Fico feliz pelos resultados alcançados em 2019 e espero que neste ano também seja assim”, salientou.

A vereadora ainda desejou bons trabalhos em 2020 e ressaltou a importância de os colegas ajudarem o município a se desenvolver cada vez mais. “Recebemos os projetos com bastante antecedência e, mesmo assim, três foram segurados. Vocês poderiam ter lido eles antes e tirado as suas dúvidas. Temos que discutir e não apenas segurar. Até porque são projetos simples, sem polêmica, e que têm uma importância muito grande para o município, como os que tratam do turismo. Vamos discutir os projetos e se ainda houver dúvidas, daí podemos segurar”, comentou.

Márcio Haas disse que o ano será proveitoso e de muita discussão. “No caso desses três projetos que foram segurados, tínhamos dúvidas e achamos melhor não colocar para votação. Até porque se fossem à discussão, talvez não passariam e assim poderíamos atrapalhar. Na matéria dos monitores, fui na secretaria, mas a pessoa que estava lá não conseguiu dar maiores explicações. Agora vou ligar atrás e ver a real desse projeto”, frisou.

Segundo o vereador, o fato de as matérias terem sido seguradas por uma semana não vai atrapalhar a vida da educação nem a questão do turismo. “Tem algumas pequenas vírgulas que eu não concordo no projeto dos monitores. E quando temos dúvida não significa que somos contra o projeto. Ao contrário. Vai ser um ano de muitas discussões. E espero que sejam muito saudáveis, sem lados políticos nem partidários, como já está acontecendo lá fora. Eu não tenho medo. Ao contrário, o que esse menino aqui tem é muita coragem. Assim como eu não vou dar a culpa para os outros por meus erros, espero que isso aconteça do outro lado também”, finalizou.

Data de publicação: 10/02/2020